Associe-se aqui!

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

A Universidade Federal da Paraíba completará 64 anos em 2019, com uma história construída por esforços de estudantes, técnicos-administrativos e docentes empenhados no delineamento de processos de extensão, de pesquisa e de ensino compromissados com a mobilização de conhecimentos úteis a superação dos problemas sociais vivenciados no estado, bem como para a formação humana, cidadã, profissional, técnica e científica de protagonistas para uma atuação transformadora na realidade paraibana e brasileira.

Federalizada pela Lei nº. 3.835 de 13 de dezembro de 1960, incorporando as estruturas universitárias existentes nas cidades de João Pessoa e Campina Grande, caracterizada por uma estrutura multicampi, a UFPB distingue-se, nesse aspecto, das demais universidades federais do sistema de ensino superior do país que, em geral, têm suas atividades concentradas num só espaço urbano. Essa singularidade expressou-se por sua atuação em sete campi implantados nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Areia, Bananeiras, Patos, Sousa e Cajazeiras e posteriormente mais um campus, no Litoral Norte do Estado, abrangendo os municípios de Mamanguape e Rio Tinto.

Desde 2014, a UFPB está estruturada da seguinte forma: Campus I, na cidade de João Pessoa, compreendendo os seguintes Centros: Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN); Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA); Centro de Ciências Médicas (CCM); Centro de Ciências da Saúde (CCS); Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA); Centro de Educação (CE); Centro de Tecnologia (CT); Centro de Ciências Jurídicas (CCJ); Centro de Biotecnologia (CBiotec); Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR); Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA); Centro de Informática (CI) e Centro de Energias Alternativas Renováveis (CEAR); o Campus II, na cidade de Areia, compreendendo o Centro de Ciências Agrárias (CCA); o Campus III, na cidade de Bananeiras, abrangendo o Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA) e o Campus IV, nas cidades de Mamanguape e Rio Tinto, com o Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE).

Vale ressaltar que a UFPB é a instituição de ensino superior do Norte e Nordeste do país a oferecer o maior número de vagas no seu processo seletivo, ao que se refere ao ingresso de estudantes no nível superior de ensino.

Desde sua criação e ao longo de toda sua história, a UFPB vem cumprindo papel fundamental na promoção do ensino, da pesquisa e da extensão. Na esfera da educação superior, a UFPB tem o reconhecimento social como resultado de sua histórica contribuição, tanto para o avanço científico e tecnológico regional, quanto para a formação de profissionais de excelência para o Estado da Paraíba e para o restante do país, com destaque para a Região Nordeste.

Historicamente, a Extensão consistiu em uma das principais marcas de destaque nacional para a UFPB no âmbito acadêmico nacional, considerando o relevante conjunto de experiências promovidas com referência singular em áreas temáticas como: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Trabalho. Experiências essas que são construídas em nível local, nas quais muitas delas reverberam nacionalmente, afirmando assim o comprometimento e relevante trabalho realizado em conjunto com a sociedade, além das contribuições teóricas, metodológicas e práticas no contexto Universitário.

(**) Com apoio e fundamentação de informações publicadas no site da Universidade Federal da Paraíba (https://www.ufpb.br/content/hist%C3%B3rico)

local do evento

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Campus Central

A Universidade Federal da Paraíba é reconhecida pela sua excelência no ensino e em pesquisas tecnológicas e, atualmente, encontra-se entre as melhores Universidades da América Latina.

Campus I - Lot. Cidade Universitaria, João Pessoa - PB, 58051-900